sábado, 20 de setembro de 2008

emoção art.ficial 4.0: Itaú Cultural une tecnologia e educação

Reler
Raquel Kogan
Brasil, 2008

Existem diversas formas de compreender a tecnologia dentro da educação.
A tecnologia está cada dia mais presente para tornar a vida e o trabalho mais leve, comunicação e locomoção mais facéis. Enfim tornar tudo mais agradável e divertido.
O homem é criador e modificador do meio em que vive. A tecnologia não é nova, ela é tão velha quando o seu criador, "o homem".
Nem todo o tipo de tecnologia é relevante para a educação, salvo aquelas que mexem e ampliam os poderes sensoriais e de comunicação do ser humano. As mais importantes são as que aumentam os poderes intelectuais. Lembrando que o computador
e a digitalização estão tomando conta de realizar o aumento dos poderes da tecnologia na educação.
A tecnologia na Educação nos permite fazer referências ao uso de toda e qualquer forma de tecnologia relevante à educação, no entanto, hoje essa tecnologia está inserida na educação de tal forma que dificilmente pensamos em giz, lousa, revistas e livros como únicos instrumentos de passar conhecimentos.
O computador tornou-se um ponto de convergência de todas as tecnologias atuais. Com o surgimento da Internet, o computador tornou-se rede e a rede, na realidade, nada mais é do que o próprio computador.
Há muito tempo a tecnologia vem sendo usada na educação, tudo o que nós educadores usamos (livros, revistas, giz, lousa, etc.) sâo frutos da tecnologia. Atualmente tornou-se difícil imaginar a educação sem tecnologia. Embora as tecnologias tenham sido inventadas para finalidades totalmente alheias à educação, assim como livros, a escrita, a própria fala humana também são alheias à educação. Contudo, a educação é quase inimaginável sem a tecnologia atual e em pouco tempo o próprio computador em rede estará na mesma categoria.

Texto: Rosângela

Um comentário:

Enio MoraesJúnior disse...

Oi gente, gostei das fotos de Sampa "em construção", muito legais. Mas vale uma observação: será mesmo que as tecnologias foram inventadas para finalidades totalmente alheias à educação? Pensem nisso. No mais, parabéns pelo trabalho.